Saiba aqui o que que ele quer dizer quando mia
- Dar as “boas-vindas”: o miado é uma das maneiras que os gatos têm para cumprimentar o seu dono. Esta vocalização tem um tom alegre e é acompanhada por posturas igualmente amistosas, como a cauda levantada, as orelhas para a frente e uma expressão facial calma. Por esse motivo, se o seu gato mia quando você chega em casa, podemos dizer que ele está dando-lhe as “boas-vindas”.
- Pedir algo que deseja ou precisa: quando o gato emite um miado de petição, está comunicando uma necessidade ou desejo ao seu tutor. Por exemplo, a fome, a vontade de sair ao exterior, o desejo de obter uma guloseima, etc. Nestes casos, os miados são fortes e intensos, e o gato os emite insistentemente, até conseguir o que requer. Se o seu gato mia com insistência e em tom alto quando o vê, pode ter certeza que ele pede alguma coisa. Lembre-se que os gatos são animais que se apegam a uma rotina para se sentirem seguros no seu ambiente, então, sempre respeitem os seus horários de alimentação e hábitos na vida doméstica.
- Quando ele gosta ou se surpreende com algo que você faz: os gatos também podem miar quando algo os surpreende, interessa ou agrada. Esta vocalização é muito curta e se assemelha a um breve choro, como uma exclamação positiva. O seu amigo peludo pode miar dessa maneira quando perceber que você pega o seu petisco preferido, que irá servir-lhe uma saborosa comida caseira que lhe agradada ou quando você escolher o seu brinquedo favorito para se divertir um pouco com ele.
- Quando o seu gato quer conversar: cada gato possui uma personalidade única, que não é determinada apenas pela sua herança genética (mesmo que seja um fator relevante). O ambiente, o cuidado e a educação, fornecidos por cada dono também são determinantes no comportamento de um gato e na sua forma de se expressar no dia a dia. Se o seu gato é sociável e comunicativo, e ainda encontra as condições ideais em casa e, acima de tudo, tem o seu carinho, ele pode emitir sons como um meio para interagir com você. Então, se o seu gato mia quando lhe vê e parece convidá-lo a conversar, respondendo aos seus comentários com miados constantes e serenos, aproveite a oportunidade para compartilhar com o seu gatinho esse momento de amizade e reforçar o seu vínculo com ele.
- Dizer que está muito entediado: se o seu gato está entediado ou quer receber algumas carícias, ele pode miar para chamar a sua atenção e pedir que você gaste algum tempo para atender as suas necessidades e desejos. Em geral, esses miados serão macios e calmos, semelhantes aos que emitem os gatos que tiveram filhotes, para chamar a atenção dos seus pequeninos. No entanto, se você notar que o seu felino apresenta sintomas de tédio constantemente, você deve observar o seu ambiente para verificar se o animal encontra maneiras de gastar a energia, com entretenimento e exercícios. O enriquecimento ambiental é crucial para proporcionar um ambiente positivo que estimule o seu gato a brincar, praticar a atividade física diária e exercitar os seus sentidos e inteligência. Isso ajudará a gerenciar um peso saudável e manter um comportamento equilibrado, prevenindo os sintomas da obesidade em gatos e problemas comportamentais que podem estar associados a uma rotina sedentária.
- Pedir a sua ajuda: se o seu pequeno companheiro sentir dor, estiver doente ou ferido, pode usar o miado para chamar a sua atenção e pedir ajuda. A tonalidade, frequência e intensidade desses miados variam de acordo com a urgência, o estado de saúde e o grau de dor que o gatinho experimenta. Se ele mia de forma profunda e constante, não hesite em levá-lo à clínica veterinária para verificar o seu estado de saúde. Além disso, se você notar quaisquer mudanças negativas na sua aparência ou no seu comportamento habitual, também recomendamos consultar o seu veterinário de confiança.
- Comunicar a sua insatisfação: se você fizer algo que o seu gato não goste, como trancá-lo, por exemplo, você pode ouvir alguns miados de reclamação. Essa é uma maneira que os felinos têm para comunicar insatisfação com certas atitudes suas ou alguns eventos anormais na sua rotina doméstica. Além disso, se o seu gato não tiver um ambiente enriquecido para se entreter enquanto estiver sozinho em casa, esses miados também podem aparecer quando você sair e o deixar sem companhia, e podem ser acompanhados de choro frequente.
Gostou das dicas sobre os possíveis significados do miado do seu gato? Deixe seu comentário!
A k-Pets é uma marca parte do programa MVK Inova. A MVK atua no mercado há mais de 16 anos, com experiência e expertise em metalurgia. A indústria está localizada no interior de São Paulo, e é 100% nacional.